Nomes

Diz o início da Bíblia que foi Adão que deu nomes a todos os animais e a todas as coisas. Como tinha poder sobre eles, pelos vistos tinha também o direito de lhes dar um nome. Nunca tinha pensado nisto, que dar um nome a algo ou a alguém de certo modo faz com que esse algo ou alguém nos pertença.
No meu caso, não me lembro de alguma vez ter dado um nome a nada. Em casa tivémos pássaros, mas nem me lembro se tinham nomes (não fui eu a dar-lhes, como é óbvio). Tive um hamster, chamei-lhe na altura Dão (influenciada pela família, que fazia a piadinha do Hamster-Dão...), mas na verdade nunca o tratei muito pelo nome, nem eu nem ninguém. Inventávamos outros que íamos usando conforme as circunstâncias. Os meus bonecos também acho que não tinham nomes. O meu boneco preferido era uma espécie de nenuco, mas um pouco maior. O nome dele? Bebé careca! E por aqui ficou a minha originalidade.
Quem me diz agora que tenho de dar um nome a uma criança?? É das coisas mais estranhas que há. Todas as pessoas que conheço já têm um nome e ele é para mim um dado adquirido. Nunca conheci ninguém a quem tivesse de dar um nome, alguém que de facto não tivesse nome. Agora isso está prestes a acontecer é faz-me alguma confusão. É muito simples: escolhemos um nome e pronto. Só que depois não o podemos mudar. Não vou poder mudar de ideias depois de uns meses porque de repente achei que aquele nome não se adequava. Bem, para já, o nome já o tenho. Vamos é ver se se adecua à pessoa. Acho que os bebés já deviam vir com uma etiqueta a dizer o nome. Porque acho que qualquer nome que eu escolha nunca vai ser perfeito.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

10:37 da manhã
Posted by Blogger MCF

De repente achei que já estavas a cogitar mudar o nome à inquilina...

Um conselho de amiga, não te preocupes muito com isso. A minha mãe chama-me 99% do tempo (quando não está chateada) outro nome que não é o meu... E é um nome próprio absolutamente normal que poderia estar no meu BI!    



» Enviar um comentário