Que tristeza de país!...

Digo isto a propósito de um acontecimento que, pelos vistos, tem marcado a actualidade nos últimos dias: a morte do Dino. Tomei conhecimento desta notícia através de uma pessoa lá do Carregal. Devo dizer que, a princípio, pensei que este Dino fosse o "D" dos D'Zrt, mas depois lá percebi, graças ao telejornal, que ele era um actor chamado Francisco Adam. Nunca tinha ouvido falar dele e a cara dele não me diz absolutamente nada. Admito que fosse um actor com um futuro promissor e é de facto triste a morte dele.
No entanto, sobre tudo isto há uma série de coisas que não percebo (a ordem dos factores é arbitrária):
1. Numa época em que circulam mais carros do que habitual, Portugal teve menos de 10 mortos nas estradas, enquanto que a vizinha Espanha teve mais de 100. Um balanço muito positivo, no meu ver. Mas disto não se fala, só da morte do "Dino".
2. O funeral do "Dino" teve "honras de estado", isto é, pelo que me foi dito, ontem à tarde a TVI esteve a transmitir em directo o funeral do actor. Acho isto uma exploração mediática incrível. Há um ano morreu o Papa João Paulo II e a televisão transmitiu em directo as exéquias para todo o mundo. Pelos vistos, o "Dino" - com todo o respeito pelo actor - tem a mesma importância para a TVI que, vá lá, um Papa. Ou até que a Amália Rodrigues. Um actor jovem, com uma curtíssima carreira, aparece com honras que muitos actores com uma vida profissional longa e rica nunca tiveram no momento da morte.
3. Foi notícia que o Moniz se reuniu com os actores dos Morangos com Açúcar para ver o moral deles, ou algo parecido. Eu só pergunto: porque é que isto é notícia?? É incrível a forma como a TVI e muitos outros meios de comunicação social estão a explorar um sentimentalismo exagerado.
4. Ontem à noite recebi a seguinte mensagem no telemóvel: "Avixa kem cnxeguirex ke amanha portugal inteiro vai vxtir laranja numa pexa d roupa em homenagem do dino! Faxa paxar a kem cnxeguirex!" Claro está que só passei esta mensagem a uma pessoa e foi para gozar. Para além do difícil que é decifrá-la, alguém me pode explicar porque é que eu me tenho de vestir de laranja por causa do "Dino"???!...
5. E por último, alguém se lembra que o rapaz se chamava Francisco e param de lhe chamar "Dino"??...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

4:38 da tarde
Posted by Blogger MCF

Estava a tentar evitar comentar este assunto que anda 'na boca do povo'.
De facto tenho pena que o rapaz tenha morrido, tenho pena que tenha sido de um modo tão violento. Não quero nem saber quem teve a culpa, não estou minimamente interessada em saber o que a senhora da morgue tem a dizer sobre o assunto e muito menos quero ver o funeral do rapaz. Que pessoas menos instruídas (atenção que isto não tem nada de elitista) achem piada chorar a morte de estranhos, vão meter o bedelho onde não são chamadas, façam perguntas inconvenientes em alturas mais inconvenientes, acho mal. Agora que directores de programas, editores, pivots e até colaboradores da TVI achem boa ideia fazer audiências à custa da tragédia alheia... Ah, não há paciência mesmo!!! Não concebo como tal coisa é possível e não haja alguém que berre um:
- Basta! Acordem, sejam pessoas e deixem de se parecer com animais selvagens!
(E não me venham dizer que é uma forma de homenagear. Homenagear era deixar a família em paz, que essa sim tem desculpa para fazer todo o estardalhaço que quiser.)


Lamento tão feroz comentário ao que de mais miserável há num ser humano (neste momento personificado pela TVI) mas também eu já passei por algo semelhante e isto desperta em mim um desespero e uma raiva que não são possíveis de expressar...    



» Enviar um comentário