A língua portuguesa

Isto de eu agora estar a dar aulas de português a estrangeiros tem que se lhe diga...
Tenho estado a estudar novamente a gramática portuguesa para preparar bem as aulas. Noutro dia esbarrei com a página que fala das interjeições e encontrei algo bastante... curioso. Pelos vistos existem interjeições em português muito mais interessantes do que aquelas que usamos normalmente. Por exemplo, quando eu quero manifestar surpresa posso dizer "Ah!", "Caramba!", "Essa agora!" mas também posso dizer simplesmente "Cáspite!". Outra situação, quando estou indignada posso dizer um "Oh!" zangado, ou então ser mais séria e dizer "Homessa!". Já para exprimir repulsa, em vez de dizer "Ui!" ou "Safa!" (lol), porque não passar a dizer "Tarrenego!"? Faria um brilharete. Mas para mim o melhor de tudo é quando quero manifestar terror. Posso fazê-lo dizendo algo tipo "Credo!", ou ir mais além e dizer "Abrenúncio!". Esta interjeição exprime realmente terror! Se eu disser isto a alguém, de certeza que essa pessoa fica logo com medo de mim (e pode chamar aqueles senhores amigos de bata branca...)!
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

9:13 da tarde
Posted by Blogger MCF

Queria comentar mas não existe, no meu vocabulário, nenhuma palavra melhor que cáspite para adjectivar este post...    



» Enviar um comentário