A injustiça de Bolonha

Aqui há uns tempos entrei em contacto com a nossa ex-universidade para ver de que forma poderia ter equivalência da nossa licenciatura, depois da entrada em vigor dos cursos de Bolonha. Isto porque um amigo meu, na sua universidade, teve apenas de escrever uma tese, defendê-la e, voilá, eis o mestrado! Respondeu-me um dos nossos professores, muito simpático, que me explicou que não havia grande coisa a fazer... Teria de me inscrever normalmente num curso de mestrado e fazê-lo. A única vantagem é que teria 40 ECTS de equivalências (ou seja, não teria de fazer as cadeiras todas). Mesmo assim, isso deixaria muitas por fazer. Mas o que mais me irrita nisto tudo é que actualmente uma licenciatura corresponde a 180 ECTS e eu tenho 296,5 ECTS!!!!! É um escândalo sermos agora colocados quase ao nível de um bacharelato, quando estivemos 5 anos a malhar nos livros! Estou absolutamente indignada!!!...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

2:37 da tarde
Posted by Blogger MCF

Pois, eu também já andei a ver isso e o nível de indignação é o mesmo. Também já vi petições a circular por todos os lados a exigir a alteração da situação mas acho que não vão dar em nada.
Em Portugal, hoje em dia e dado que esta é uma situação que tem pouco tempo, quando olham para um ficha de candidatura as empresas ainda têm tendência em olhar para o número de anos da licenciatura do candidato.
Acredito que em outros países este não seja o caso e a tendência é que, com o passar do tempo, mesmo cá se deixe de dar atenção a isso.
Enfim... parece-me uma batalha perdida.    



2:43 da tarde
Posted by Blogger mvs

Para mim é péssimo, porque na Polónia 5 anos equivale a mestrado, 3 a licencjat, que é bacharelato. Ora, eles vêm licenciatura e acham logo que são só 3 anos!!! É péssimo para o CV. Ainda hei-de ver se consigo uma equivalência qualquer cá, porque de facto tenho de ter no CV polaco algo como "curso superior de 5 anos"...    



» Enviar um comentário