'Tás?

Vinha eu tranquilamente a regressar ao meu local de trabalho, neste belo dia de sol, quando vejo ao longe um grupo de criancinhas de uma escola aqui perto a brincar alegremente. Quando me aproximo, lá continuam a correr de um lado para o outro e, quando estou mesmo ao pé delas, um rapaz consegue tocar no outro e diz "'tás". Nesse momento parou tudo. "Tás"??? De repente, todo um conjunto de recordações passadas vieram ao meu encontro.
A minha conclusão é que as expressões que as crianças usam para brincar são mesmo ridículas! Onde é que já se viu começar uma brincadeira a perguntar: "quem é que 'tá?". Quem é que 'tá o quê?? Onde?? É lindo!
Já para não falar do "local de segurança" das brincadeiras... coito?? Helàs, aqui a vossa ex-colega (chuif, é verdade, ex!) foi investigar e eis o que descobri:
Coito --> couto
substantivo masculino (do lat. cautu-, «acautelado; defendido», part. pass. de cavére, «acautelar»)
1. terra coutada, defesa, privilegiada;
2. terra que não pagava impostos por pertencer a um nobre;
3. figurado refúgio; abrigo;
Ora aí está! Assim já faz mais sentido! Quanto ao 'tás', ainda alguém me há-de explicar...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário