*Inspira Isto não pode ser verdade *expira Os meus olhos não estão a ler isto *inspira O meu cérebro não está a processar convenientemente *expira


Permitam-me explicar: Chego de manhã ao escritório, abro o correio electrónico, passo os olhos nas mensagens por ler. Lá está! Notas de estágio... Interessante! Por pura curiosidade (porque eu ainda não tenho nota), um click para abrir. Nota introdutória do professor... Tudo normal, até que...!
Nah, não pode... Quase no fim do texto, e passo a citar:


“Para terminar, permito-me chamar a vossa atenção para um problema que muito nos preocupa: a má qualidade de escrita de alguns relatórios, incompreensível em alunos (quase licenciados) de um curso de comunicação.
Quem tem grandes dificuldades de escrita deverá trabalhar seriamente essa deficiência, de forma a não ser estigmatizado na futura vida profissional.”


Mais do que um ostracismo daqueles que têm “má qualidade de escrita” - mesmo sem identificar ninguém, deixa-se adivinhar que às piores notas de estágio deve corresponder a “má qualidade de escrita” - esta deve ser uma tentativa de redenção.

Muito ao género de quem diz: durante os últimos cinco anos nós - comunidade académica - fizemos o melhor que sabíamos para que vocês se transformassem em bons profissionais. Se não deu bom resultado lavamos daqui as nossas mãos.

Uma outra alternativa é também a assunção de pecados, um autêntico mea culpa: sim, ensinámos tudo o que soubemos, mesmo assim deixámos passar aqueles que não aprenderam as regras gramaticais, ou que são demasiado dependentes do corrector ortográfico do Word. Ide à vossa vida e sede feliz; mas cuidado com os estigmas de quem não aprendeu correctamente a língua de Camões (agora bastante mais simplificada ao abrigo do acordo luso-brasileiro).

Confesso que fiquei enfurecida com esta bomba na minha conta de mail, confesso que já não tenho paciência para este tipo de lições de moral embora reconheça a importância de que o ensino seja competente, para que não haja esta proliferação emergente do assassinato do português de Portugal. Mas não me parece útil que depois de lançadas as pedras, se vá a correr ver se os telhados são de vidro.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

3:55 da tarde
Posted by Blogger mvs

Por acaso ainda não vi esse email... Vi apenas as notas ontem à noite no site do estágio (depois de ao fim da tarde ter recebido uma mensagem muito simpática de uma co-bloguista que voltou ao cont'nente a comunicar-me a minha nota!). Agora fiquei curiosa. Gostava era de saber qual foi a avaliação do meu relatório. Mas isso... qualquer dia hei-de pedir ao Alfaro para ver.
Por agora, parabéns a todos os que, como eu, já despacharam todas as notas do curso!!! Finalmente estamos acabados (no verdadeiro sentido da expressão...)!!! Parabéns a todos!!! Quando vocês também tiverem notas afixadas, escrevemos aqui um mega post a felicitar todas as recém-licenciadas deste blog!    



4:00 da tarde
Posted by Blogger mvs

Só acrescentar que o título do teu post fez-me lembrar uma aula de pilates (a parte do *inspira *expira)...    



5:51 da tarde
Posted by Blogger Ana

Alguém com o nome Kim é que não pode saber falar decentemente a língua de Camões...o senhor cegueta de um olho deve dar voltas no caixão com nomes como kim, càtia vanessa, ruth marisa...    



» Enviar um comentário