O que é que a Anacom diz disto?

A realidade dos estagiários na área da comunicação social é absolutamente escandalosa. Como é possível que órgãos de comunicação social, alguns até com certa qualidade, como o Público, vivam de estagiários? Não acho nada normal.
Esta questão surgiu-me após uma conversa com o Roberto em que ele dizia, na brincadeira, que queria contratar uma empregada doméstica para um estágio não remunerado de três meses. Claro que quando se fala nestes termos, sabemos que é uma piada. Então porque é que quando se trata de jornalistas ou outras pessoas ligadas à comunicação já ninguém se ri? Porque infelizmente isto acontece frequentemente. Porque quando falamos de estágios não remunerados de empregadas domésticas, de economistas, de caixas de supermercado, de juízes, etc, é tão insólito que as pessoas riem-se.
Admito que em muitas profissões se desempenhem estágios não remunerados logo no fim do curso (como os advogados). O que me choca é haver quem viva há custa disso. É ter colegas recém-licenciados que, em vez de receberem propostas de trabalho, recebem propostas seguidas de estágios não remunerados (vá lá, às vezes alguns recebem subsídios de almoço).
Depois admiram-se que há muita gente que vai para o estrangeiro...
É tão escandaloso que não percebo como é que ninguém faz nada, nem a Anacom, nem a AACS. E, como é óbvio, esta situação nunca vai ser denunciada pelos meios de comunicação social.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

12:40 da tarde
Posted by Blogger Ana

Parece que cada vez mais essa realidade se torna uma alternativa comum e muito conveninete para as empresas. Para quê pagar a alguém, se têm constantemente estagiários a entrar? A TAP, por exemplo, tem protocolos com várias Universidades. Quando uma fornada de estagiários se vai embora, sabem que têm sempre outra, pronta para fazer o trabalho necessário...
...falta de renovação de pessoal, que aliás se tem vindo a notar nas hospedeiras da mesma empresa...já viram os jarrões que andam a servir a boa comidinha?

Eu cá acho, que se os estagiários se unissem, e cada um contribuisse com um pouco de capital, podíamos formar uma empresa e fazer frente a esses chupistas!    



1:47 da tarde
Posted by Anonymous Anónimo

Para quem não sabe...

ANACOM: Autoridade Nacional das Comunicações.

Dá que PENSAR... Não dá, por isso, e infelizmente, para ADMIRAR que mto boa gente empregadora se deixe impressionar pela sólida paleta de conhecimentos que depois de 5 anos, os licenciados demonstram acerca da própria área em q se formaram e prefira não gastar recursos com postos que de tão bem ocupados lhes parecem, de facto, ser 'recicláveis'. Os recursos estílisticos saltam vezes demais dos livros para a vida e aqui, minhas amigas, o todo é mesmo tomado pela parte. P.s. (e aproveitando o mote do Roberto) se uma empregada doméstica fosse a vossa casa sujar em vez de limpar, vocês pagar-lhe-iam? P.s. Para que fique assente: a ANACOM não me parece que tenha nada a dizer sobre isto... O trabalho que a PT lhe vai dando , não deixa.    



» Enviar um comentário